segunda-feira, 10 de setembro de 2012

PASSAGEM SÓ DE IDA

Publicitário quando nasce ganha de presente um leãozinho de pelúcia e um anuário. Quando começa a andar sozinho, já sabe o nome de todos os personagens do livro colorido, o poder dos pantones e que a Asgard da propaganda brasileira fica no sudeste. Como toda história em quadrinhos, o jovem aprendiz tenta de todos os jeitos chegar até Asgard, sem sucesso e sem resposta. Um dia, a mensagem chega de um jeito totalmente mitológico: por celular. E quando ele percebe, está arrumando as malas.

Eu sempre me imaginei morando em muitos lugares. Já mandei o portifólio para a Russia, Novo Hamburgo e para Dubai, mas passei boa parte da vida entre Guaíba e Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Por mais longe que eu fosse, nunca tinha comprado uma passagem só de ida. O momento é tenso, você escolhe a data, seleciona o horário, respira fundo, olha umas quatros vezes cada informação e clica em ok. E aí, instantaneamente, tudo fica diferente.

Parece que colocaram um filtro de Instagram na rotina. Fico prestando atenção no meu caminho de casa para o trabalho. Observando o cara que faz churrasco no latão e não ligando para o cheiro de fumaça que fica no meu cabelo, faço questão de falar com o sindico e comer mais um espetinho de coração no Miau da Cabral. Vejo meus amigos meio que em câmera lenta, pensando se as coisas vão continuar iguais nos dias em que eu não estiver com eles. A Polar não me parece mais tão aguada e o Speed quase brilha, acredito que por culpa da gordura, mas isso não quebra a magia das coisas. Parece um fim de namoro, uma quase morte, em que tudo de ruim some e ficam apenas as coisas boas em tons pastéis.

Porém, por mais bucólico que tudo posso parecer, você não se sente o Atreyu partindo enfrentar o nada. É uma empolgação boa. O que você vai colocar na mala? Como será o meu próximo apartamento? Quem eu vou conhecer por lá? Como vai ser o trabalho? Será que eu vou ter que comer feijão por cotas? Preto nos sábados, marrom nos dias de semana? Qual vai ser o próximo show que eu vou ver? Falaram de um tal de Astronete, será que vale tentar? Será? Será? Será? Nada melhor do que essa sensação de que nada está estático, principalmente quando se pode lembrar que existe um lugar que você ama tanto que jamais será passado e um completamente novo, como todo futuro deve ser. Partiu, São Paulo. Estou chegando.

6 comentários:

  1. Mari:

    Estava eu no meio de um relatorio chatíssimo e resolvi dar uma olhada na minha timeline do FB, qdo me deparo com o seu post falando do seu novo post aqui! Adoro como vc escreve e nem preciso dizer pois vc já sabe q te adoro!

    Terminei de ler e disse: Q show!!! A Mari em Chamas chegou em SP!! \o/

    Felicidades nessa sua nova etapa e muita energia positiva! Sabe q estou aqui no que precisar!

    Bj e sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  2. mari, aqui dá pra comer feijão preto nas quartas também. seja bem-vinda. :)

    ResponderExcluir
  3. Que legal esse post e melhor ainda o final :) :) Que legal que está indo pra SP! Boa sorte!!! Muitos sonhos e grandes conquistas!! Sucesso pra vc!!!!!!!! Continue escrevendo pra gente acompanhar!!! Beijao :)

    ResponderExcluir
  4. Mari, agora realmente ta comecando a segunda fase ;)

    ja to vendo q eu vou ter q comprar passagem pra sampa agora em vez de porto quando for visitar o brasa...

    ResponderExcluir
  5. minha escritora gaúcha preferida estará a 6h de ônibus de distância! Estarei ao seu lado direito na parede de escudos, guria. o meu machado abaixará a defesa do inimigo e você ataca!
    bjs

    Rogério

    ResponderExcluir